Cooperativas da agricultura familiar participam do Carnaval em Salvador
Mais de dois mil produtos da agricultura familiar baiana poderão ser consumidos durante o Carnaval em Salvador. Neste ano, pela primeira vez, produtos das cooperativas baianas marcam presença nos circuitos Dodô/Barra Ondina e Osmar/Campo Grande.
A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) traz para o circuito carnavalesco as barrinhas de chocolate com 70% de cacau. Já a Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita) vai energizar a avenida com as barrinhas de cereais nutritivas de abacaxi, jaca e umbu. “Temos um produto que é saudável, de fácil manuseio, que pode ser levado no bolso e que dá aquele gás pra pular, dançar e se divertir. É saboroso e nutritivo”, afirma o representante da Coopaita, Eder Lima.
Também participam da festa a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), presente com doce de corte de umbu, as geleias de umbu e de maracujá da Caatinga, e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), com as bananas chips.
Os produtos da agricultura familiar da Bahia poderão ser encontradas em camarotes como o Band Folia 2020, em Ondina, e da TVE Bahia, no Campo Grande, além de diversos pontos comerciais da capital baiana, garantindo uma alimentação saudável, antes, durante e depois da folia.
Castanha de caju, nibs, tapioca, palmito, licuri, farinha de copioba, mel e flocão de milho também são opções de alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar da Bahia, que podem ser consumidos durante o Carnaval, mas também nos outros dias do ano.
A nutricionista Tâmara Ferreira destaca que, principalmente em momentos de festa como o Carnaval, o gasto de energia corporal aumenta. Assim, o cuidado com a alimentação é necessário para evitar situações indesejáveis, que podem interromper os festejos. “A agricultura familiar é uma forte aliada para a manutenção da saúde. São produtos mais saudáveis, já que não utilizam agrotóxicos e fornecem uma maior quantidade de sais minerais, vitaminas, compostos e bioativos que contribuem para tratar e prevenir doenças, além de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta”.
Pontos de venda