Municipio de São Felipe irá celebrar 143 anos de Emancipação
Para celebrar 143 anos de emancipação, a Prefeitura de São Felipe está preparando momentos especiais para a população. Três atrações já foram confirmadas para abrilhantar a festa. Tiago Aquino, Mambolada e Nadson " O Ferimha ", a programação completa do evento deverá ser divulgada em breve.
São Felipe
Em 1678, logo após a pacificação dos índios maracás que habitavam nos vales dos rios Paraguaçu e Jaguaripe, os irmãos Tiago e Felipe Gato ocuparam um aprazível sítio nas proximidades do rio Copioba, edificando a primeira moradia e semeando a terra. Foram também os responsáveis pela construção de um cruzeiro e de uma capela em 1681, sob a invocação dos apóstolos São Felipe e São Tiago. Em torno nasceu uma povoação denominada São Felipe das Roças.
Municipio criado com os territórios das freguesias de São Felipe das Roças (atual sede), Nossa Senhora da Conceição do Almeida e Sant' Ana do Rio da Dona, desmembrados do município de Maragojipe com o nome de São Felipe, pela Lei Provincial de 29 de maio de 1880.
A sede foi elevada à categoria de cidade através Decreto Estadual de 30 de março de 1938.
São Felipe
CEP: 44550-000
DDD: 75
VOLTAGEM: 110
DISTÂNCIA DA CAPITAL: 178 Km
RODOVIAS DE ACESSO: BA-242 e BA-496
POPULAÇÃO: 21.083 habitantes.
SUPERFÍCIE: 222,407 Km2
TEMPERATURA MÉDIA: 24,3 °C
CLIMA: TROPICAL
ALTITUDE:: 200 metros acima do nível do mar
GENTÍLICO: são felipense
Municipios Limítrofes: Conceição do Almeida, Sapeaçu, Maragogipe, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Dom Macêdo Costa, Nazaré, Muniz Ferreira e São Félix.
Em 1931, houve a segunda emancipação política e administrativa. No mesmo ano, em desobediência ao Decreto-Lei que anexava São Felipe ao município de Maragogipe, o Major Carlos Moura, foi preso por não entregar o cargo de Intendente e os documentos fiscais da Prefeitura de São Felipe ao municipio de Maragogipe.
Em dezembro de 1936, a cidade de São Felipe foi invadida por grupos integralistas que posteriormente foram recebidos a balas de rifles e expulsos sob o comando do Intendente Carlos Moura e Albuquerque, José Batista, Roque de Izidoro e empregados de sua fazenda Engenho Medrado. O fato foi comunicado ao Interventor Federal Juracy Magalhães, que providenciou de imediato enviar para São Felipe armas, cuja finalidade era a de defender a cidade.Em setembro de 1937, São Felipe sofreu outra invasão de surpresa pelo mesmo grupo, na época contando com inúmeros adeptos e simpatizantes. Fortemente armados invadiram a residência do Intendente Carlos Moura conduzindo-o até a Prefeitura Municipal sob a mira de fuzis, exigiram que o mesmo renunciasse.
Em seguida o grupo revolucionário empossou um novo Intendente Teófilo Noya, que governou ate novembro de 1937, em razão da instauração do Estado Novo. Em seguida o Major Carlos Moura foi reembolsado reempossado pelo Interventor Federal ficando no poder até 1942.
Grande parte do centro da cidade de São Felipe cresceu ese desenvolveu a partir de desmembramentos da antiga Fazenda Engenho Medrado, tais como: Praça Carlos Moura, Rua Dom Macêdo Costa, Rua Padre Sena, Loteamento Campo Azul (atualmente Bairro Lauro Moura) e Loteamento Mariá Moura, etc.