Caminhada " Faça Bonito " em Araci juntos pela pela proteção de nossas crianças e adolescentes
Na manhã de quinta-feira, 18 de maio, ocorreu a passeata " Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes ", que marca o Dia Nacional de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, acolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo em 1973, que vitimou a menina Aracel Cabtera Crespo, sequestrada e assassinada aos oito anos de idade.
Instituída pela Lei 9.970/00, a data é usada para lembrar que todos te.os a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.
Na oportunidade também foi celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que nos remete oa Movimento da Reforma Psiquiátrica, iniciado na década de 70, que resultou na elaboração da Lei n° 10.216/ 01, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redimensiona o modelo assistencial em saúde mental.
Trabalhadores da saúde mental que atuam no Centro de Atenção Psicossocial reuniram-se por mais um ano, pelo fim dos manicômios, defesa da saúde pública e do atendimentos humanizado e liberdade para as pessoas com adoecimento mental, resaltando publicamente que todo cidadão que possua transtornos mentais tem direito a liberdade, cuidados e tratamentos sem que para isso sejam excluídos do convívio familiar social.
No que se refere à Campanha " Faça Bonito " , a caminhada coloriu de laranja as ruas de Araci, mostrando que é um dever de todos nós, protegermos crianças e adolescentes dos abusos e da exploração sexual. A caminhada contou com diversos órgãos e setores da gestão municipal, membros do poder executivo, legislativo, alunos da rede municipal, estadual e sociedade civil.
A caminhada foi uma oportunidade para unir vozes em prol da defesa de crianças e adolescentes, mostrando que é um dever de todos cooperarmos nesta luta, denunciando qualquer suspeita de abuso na exploração sexual de crianças e adolescentes.
Faça parte desta luta também.
Denuncie, Disque 100