Dia 2 de Julho a Independência do Brasil na Bahia
Celebrada no dia 2 de julho, a Independência da Bahia comemora o início da separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal pelas forças do Exército e da Marinha brasileira. Em 1823, em solo baiano.
A Independência da Bahia foi um movimento social e militar iniciado a 19 de fevereiro de 1822 e terminou a 2 de julho de 1823. Os habitantes do Estado estavam cansados de pagar impostos a Coroa Portuguêsa, assim como de sustentar os seus luxos.
Com a luta dos defensores da Independência, as tropas apoiadoras de Portugal foram derrotadas finalmente em 2 de julho de 1823. A data desde então é referência para os baianos e, como forma de celebração na capital e em municípios da região, são realizadas atividades culturais em homenagem à luta pela independência.
A Bahia é o principal palco das guerras da Independência do Brasil. Mulheres como Maria Quitéria, Maria Filipa, e Joana Angélica, foram algumas das personagens da Independência, associadas a personagem da cabocla e do caboclo um dos principais símbolos da Independência do Brasil na Bahia.