Municipio de Santaluz celebra 88 anos de sua emancipação
A sede municipal de Santaluz se originou de uma criação ferroviaria da Leste Brasileiro, obra implantada em local onde havia uma aglomeração de casas da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas. Com a inauguração e utilização frequente da estação, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais.
Município criado com a denominação de Santa Luzia, e território desmembrado do município de Queimadas, por Decreto Estadual de 18 de julho de 1935. Em 1943, o topônimo foi alterado para Santaluz.
A sede criada distrito com a denominação de Santa Luzia, em 1918, foi elevada à categoria de cidade, por Decreto Estadual de 30 de março de 1938.
CEP:48880-000
DDD: 75
VOLTAGEM: 220
DISTÂNCIA DA CAPITAL: 258 Km
RODOVIA DE ACESSO: BA-120
POPULAÇÃO: 37.834
SUPERFÍCIE: 1.623 Km2
TEMPERATURA MÉDIA; 23,4 °C
GENTÍLICO: Luzense
Padroeira: Santa Luzia
MUNICÍPIOS LIMÍTROFES: Valente, Queimadas, Cansanção, Retirolândia, Gavião, Nordestina, Capim Grosso, Araci e São José do Jacuípe.
CLIMA: Tropical semiárido
Na agricultura, produção expressiva de sisal, milho, mandioca, feijão, goiaba e hortaliças.
Pecuária: destacam-se, os rebanhos bovinos de leite e corte, ovinos, caprinos, muares, galinhas caipira de postura e frango.
Indústria e Comércio:
Destaca-se no município poucas lojas de variedades por ser uma cidade pouco conhecida, mas existe comércios de grande porte na região, uns até que nasceram na cidade.
No setor de bens minerais é produtor de cromo, ouro, magnésio, prata, e granito azul para produção de lages, meio fios, paralelepípedo e artesanatos.
O município Destaca-se tambem no campo das artes, na literatura de Cordel, na literatura moderna, na produção de artezanatos em barro, sisal, na tradição das manifestações de reinados, piegas, bem como gêneros mais modernos a exemplo de rock n ' roll