2 de abril - Dia Mundial de Consciência do Autismo
Autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais as vezes apareçam já nos primeiros meses de vida.
Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o resultado de alterações físicas funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor da linguagem comportamental.
O Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento cuja etiologia ainda é desconhecida. Pesquisas mostram que não há um fator único, mas sim a indicação de componentes genéticos e ambientais.
Sinais e sintomas do autismo:
. pouco ou nenhum contato visual;
. não responde quando a chamam pelo nome
. não consegue com o olhar quando apontam para um objeto;
. não aponta nem usa outros gestos para ser carinhoso como de um tchau;
. não fala nem balbucia;
. não responde a um carinho;
. não imita movimentos e expressões faciais.
Segundo pesquisa publicada no periódico científico Molecular Psychatry, a idade avançada do pai, da mãe ou de ambos, aumenta o risco de autismo.
Criado em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13652/2018, o Dia Mundial e o Dia de Conscientização sobre o Autismo são celebrados em 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.