94 anos de fé, tradição e união
Procissão do Fogareu de Serrinha celebra mais um marco histórico, unindo milhares de pessoas em uma jornada espiritual que completa 94 anos. Em 2019, foi reconhecida, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado !
Da Catedral à Colina Sagrada, milhares de fiéis renovam sua devoção a cada passo. Ao finalizar o percurso, uma emocionante encenação teatral da Paixão de Cristo é apresentada.
Fiéis fazem todos os anos o trajeto de cinco quilômetros do centro da cidade na Praça Luís Nogueira até a Colina de Senhora Santana, levando tochas e velas acessas para reviver a caminhada de Jesus ao monte das Oliveiras.
Ao longo dos anos, a procissão que ficava restrita ao centro urbano, passou a ter o percurso estendido a partir da década de 80. A Procissão do Fogareu que é a mais bela do Brasil, foi trazida em 1930 para Serrinha, pelo padre Carlos Ribeiro. Ele tinha sido pároco no Bonfim em Salvador e onde havia no início do século XX, uma procissão desse gênero na cidade baixa.
O atual percurso começa na Praça Luís Nogueira, passa pela rua Antônio Rodrigues Nogueira, segue pelo trecho da BA- 411 no sentido Serrinha/Barrocas indo para a Colina Sagrada, onde ocorre uma apresentação teatral.