12 maio - Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, é uma data especial dedicada àqueles que colocam suas vidas ao cuidado dos outros.
No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia Internacional da Enfermagem, do Enfermeiro, em homenagem à Florence Nighingate, marco da Enfermagem moderna no mundo que nasceu no dia 12 de maio de 1820
A Enfermagem foi trazida para o Brasil através de Ana Neri, pelo Decreto n° 17.268 de 31 de março de 1926, implantando a carreira de Enfermagem-modelo Nighingate - em nível nacional. Foi incorporada à Universidade do Brasil pela Lei n° 452 de 05 de julho de 1937.
A teoria ambientalista de Florence Nighingate está alicerçada em cinco pontos, os quais acreditava ser essências para se obter uma casa saudável, como água ar puros, saneamento básico, limpeza e luminosidade, pois acreditava que em ambiênte saudável era fundamental para a cura.
O ingresso profissional do primeiro homem a estudar na Escola de Enfermagem da USP em 1918, foi Benoni de Souza Lima.
Ana Neri (1814 - 1880) foi a pioneira da Enfermagem no Brasil, prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Coriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.