Municipio de Muritiba comemora sua Emancipação Política
Neste 8 de agôsto, a população muritibana comemora seus 105 anos de Emancipação Política. Cidade de povo forte e acolhedor. Durante o dia diversas ações serão realizadas pela prefeitura da cidade, tais como queima de fogos de artifícios no início da manhã, hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Muritiba, além de desfile cívico e logo depois, apresentações musicais.
Vale lembrar que em 1559, jesuítas juntamente a exploradores portugueses escalando a serra que margens o Paraguaçu, alcançaram o planalto, fundando uma povoação, onde em 1640 seria erguido um templo em louvor a São Pedro do Monte de Muritiba.
Sobre o nome do município, há duas versões, Anfilofio Brito, acha que a denominação vem de Buritiba (Buri - espécie de palmeira; tiba - grande quantidade), cujo desempenho linguístico local alterou para Muritiba. Já Teodoro Sampaio afirma ser Muritiba uma corruptela de ma - qui - ba, cuja significação seria sítio das môscas.
Municipio criado com território desmembrado de São Felix e recebendo nome de Muritiba por Lei Estadual de 8 de agôsto de 1919.
A sede foi elevada à categoria de cidade através da Lei Estadual de 03 de agosto de 1922.
O Município fica distante da capital a 114 Km.
Rodovia de acesso BR-101
População Total: 29,410 habitantes.
Área: 86, 311Km2
Clima Tropical Atlântico
Altitude: 220 m
Municipio faz divisa com São Felix, Governador Mangabeira, Cachoeira e Cruz das Almas.
Gentilico: Muritibano.