Mulheres serão maioria na Câmara Municipal de Lamarão a partir de 2025
O Município de Lamarão escolheu no último domingo (6/10) prefeito, vice-prefeito e vereadores que irão representar os moradores da cidade nos próximos quatro anos.
No Brasil, os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, que leva em consideração não apenas os votos diretamente recebidos pelos candidatos, mas também o conjunto de votos nos partidos e federações.
Entre todos os participantes do pleito vale destacar que a vereadora Vadimire Simões de Araujo "Mire ", de 51 anos, atual presidente do legislativo lamarãoense foi a mais votada.
Após o pleito eleitoral, a composição da Câmara Municipal de Lamarão ficou assim constituída: Josicelia dos Santos Nascimento, de 61 anos, atual vice-prefeita do município. Joce como é conhecida é agricultora, tem ensino fundamental incompleto e é natural de Serrinha.
Nilda Moura dos Reis Juriti da Silva, de 54 anos, é professora de ensino fundamental, já esteve na presidência da Câmara Municipal de Lamarão por mais de uma vez.
Gilvania Lima Visita, 42 anos, conhecida como Vaninha de Petêca, tem tradição de famila na política de Lamarão.
Valdecleide de Melo Freitas, de 42 anos, exerce atualmente ocupação de Agricultura, tem o curso médio completo e vai atuar na Câmara Municipal de Lamarão pela primeira vez. A vereadora eleita pelo PSD é popularmente conhecida como Val Galega.
A população de Lamarão reelegeu o vereador Fábio da Costa Santos, de 47 anos, conhecido como Fabinho do Quiji, Sua principal base eleitoral é o povoado que está localizado às margens da BA-400.
Joãozinho Damião Mota, de 49 anos, tambem conhecido como Zitinho da Caçamba, eleito pelo MDB vai exercer novamente o mandato de vereador, o parlamentar tem como grau de instrução Ensino Fundamental Incompleto.
Outro que também conseguiu retornar para um novo mandato foi Jailson de Oliveira Damasceno, de 37 anos, tambem conhecido como Jaí de Zé Vermelho. O vereador tem como grau de instrução ensino superior completo.
O Servidor Público Federal, Alexandre Lima Araújo, de 68 anos, é outro que retorna a Câmara Municipal de Lamarão após alguns anos. Ele já esteve vereador por mais de uma vez. É popularmente conhecido como Xinha e foi eleito pelo Solidariedade em 2024.
Vale ressaltar que o município será governado novamente por uma mulher.
Pró Ninha do PT, conseguiu derrotar seu padrinho político Dival de Memel e vai continuar comandando a cidade por mais quatro anos. Pró Ninha obteve 3.712 votos (51, 48%) enquanto Dival de Memel (PSD): 3.499 votos (48,52%).
A eleição no município teve 12,46% de abstenção, 1,06% de votos brancos e 3,60% de votos nulos.