Série D 2025 terá quatro clubes que disputaram o Brasileirão por pontos corridos
Série D do Campeonato Brasileiro terá 64 clubes na disputa na temporada 2025; veja todos os participantes
A Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro já tem todos os 64 participantes definidos para a temporada 2025. Entre os competidores da Série D do próximo ano, quatro clubes já disputaram os pontos corridos da Série A: América-RN, Joinville, Portuguesa e Santa Cruz. Relembre abaixo!
América-RN
O América-RN disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 2007. O clube potiguar, no entanto, foi rebaixado à Segunda Divisão na única vez em que disputou os pontos corridos do Brasileirão.
Naquele ano, o América-RN terminou na última colocação, com apenas 17 pontos em 38 rodadas disputadas – aproveitamento de 15%. Foram quatro vitórias, cinco empates e 29 derrotas, com 24 gols marcados e 80 sofridos.
A marca de 29 derrotas do Dragão é o recorde em uma edição de pontos corridos do Campeonato Brasileiro – sistema é disputado desde 2003.
Joinville
Em 2015, o Joinville subiu à Primeira Divisão como campeão da Série B. No entanto, na primeira e única vez da equipe catarinense na Série A terminou com retorno à Segunda Divisão como o lanterna do Brasileirão.
Na campanha, o Joinville somou 31 pontos em 38 rodadas – 27% de aproveitamento.. Foram sete vitórias, dez derrotas e 21 derrotas, com 26 gols marcados e 48 sofridos.
Portuguesa
A Portuguesa disputou os pontos corridos da Série A em três oportunidades: 2008, 2012 e 2013. Em duas, acabou rebaixada.
Em 2008, a Portuguesa terminou na penúltima colocação, com 38 pontos em 38 rodadas – aproveitamento de 33% – e foi rebaixada à Série B. Foram nove vitórias, 11 empates e 18 derrotas, com 48 gols marcados e 70 sofridos no Brasileirão daquele ano.
Em 2012, a Lusa escapou por pouco do rebaixamento. Ficou na 16ª posição, com 45 pontos – uma posição acima do Z4 e quatro pontos de vantagem para o Sport, último time que caiu. Em 38 jogos, foram 10 vitórias, 15 empates e 13 derrotas, com 39 gols marcados e 41 sofridos.
Já em 2013, a Portuguesa acabou rebaixada após perder quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton. O jogador estava suspenso pelo STJD, mas atuou no jogo final contra o Grêmio, o que gerou a punição.
Naquele ano, a Portuguesa somou 44 pontos – levando em consideração a punição – em 38 rodadas. O aproveitamento foi de 46%. Foram 12 vitórias, 12 empates e 14 derrotas, com 50 gols marcados e 46 sofridos. A equipe paulista terminou na 17ª posição.
Santa Cruz
O Santos Cruz disputou os pontos corridos do Campeonato Brasileiro em 2006 e 2016. Em ambas as ocasiões, acabou rebaixado à Série B.
Em 2006, o Santinha terminou o Brasileirão como lanterna. Foram 28 pontos em 38 jogos – 25% de aproveitamento. Foram sete vitórias, sete empates e 24 derrotas, com 41 gols marcados e 76 sofridos.
Em 2016, o Santa Cruz ficou na penúltima posição, com 38 pontos em 38 rodadas – .27% de aproveitamento. Foram oito vitórias, sete empates e 23 derrotas, com 45 gols marcados e 69 sofridos.
Série D em 2025
Na primeira fase da Série D de 2025, os 64 times ficarão separados em oito grupos, totalizando 14 rodadas na primeira fase (turno e returno). Os quatro mais bem colocados de cada chave avançam à segunda fase.
Dali em diante, haverá confrontos eliminatórios de ida e volta até que sejam conhecidos os semifinalistas (promovidos à Série C) e, posteriormente, o campeão.
Clubes da Série D de 2025
Centro-Oeste
- Distrito Federal: Ceilândia e Capital;
- Goiás: Goianésia, Goiatuba, Goiânia e Aparecidense;
- Mato Grosso: União Rondonópolis e Luverdense;
- Mato Grosso do Sul: Operário.
Nordeste
- Alagoas: ASA e Penedense;
- Bahia: Barcelona de Ilhéus, Jequié e Juazeirense;
- Ceará: Iguatu, Maracanã, Horizonte e Ferroviário;
- Maranhão: Maranhão, Imperatriz e Sampaio Corrêa;
- Paraíba: Treze e Sousa;
- Pernambuco: Central e Santa Cruz;
- Piauí: Parnahyba e Altos;
- Rio Grande do Norte: Santa Cruz e América;
- Sergipe: Lagarto e Sergipe.
Norte
- Acre: Independência e Humaitá;
- Amapá: Trem;
- Amazonas: Manauara e Manaus;
- Pará: Águia de Marabá e Tuna Luso;
- Rondônia: Porto Velho;
- Roraima: GAS;
- Tocantins: União e Tocantinópolis.
Sudeste
- Espirito Santo: Rio Branco-ES e Porto Vitória;
- Minas Gerais: Pouso Alegre, Uberlândia e Itabirito;
- Rio de Janeiro: Nova Iguaçu, Boavista e Maricá;
- São Paulo: Água Santa, Inter de Limeira, Portuguesa e Atlético Monte Azul.
Sul
- Paraná: FC Cascavel, Azuriz e Cianorte;
- Rio Grande do Sul: Brasil de Pelotas, Guarany de Bagé, São Luiz de Ijuí e São José-RS;
- Santa Catarina: Barra FC, Marcílio Dias e Joinville.