Atualizado: 06-08-2025 | Tempo de leitura: 2 minutos

Vereador vai aos prantos na tribuna da Câmara de Ichú ao conceder título ao avô ex-vereador do município

Vereador vai aos prantos na tribuna da Câmara de Ichú ao conceder título ao avô ex-vereador do município

O vereador Vinícius Santana Araújo de Miranda, de 24 anos, não conteve as lágrimas e se emocionou ao dar o título de cidadão ichuense a seu avô Urbano de Araújo, na sessão solene pela passagem dos 63 anos de emancipação do município, na noite de terça-feira (29/7).

 

Biografia 

Urbano Araújo, de 73 anos, nasceu no municipio de Serrinha no Estado da Bahia, filho de Manoel Domingos de Araújo e Martinha Maria Oliveira de Araújo.

Durante a infância, viveu na fazenda Campinas onde enfrentou dificuldades típicas da vida rural. Ainda menino, demonstrou coragem ao percorrer cerca de 10 quilômetros por dia para estudar - um esforço que refletia o desejo de vencer na vida por meio da educação. Na juventude mudou-se para a sede do municipio de Serrinha para ajudar no sustento da família, trabalhou vendendo picolé e banana pelas ruas da cidade.

Com o passar do tempo, mudou-se para Feira de Santana, buscando melhores oportunidades e condições de vida. A mudança marcou um novo capítulo na sua trajetória, pautada sempre pela força de vontade, honestidade e espírito de luta.

Após esse período em Feira de Santana, seu pai adquiriu uma propriedade rural, a Fazenda Tira Barro, que passou a ser chamada por ele de Cachimbo Eterno. Com o tempo, essa fazenda cresceu e se desenvolveu até formar um povoado. Diante do avanço da comunidade do Cachimbo, Urbano que ainda residia em Feira de Santana, decidiu voltar a suas raízes estando ao lado do seu pai. Nesse retornou passou a contribuir signitivamente para o crescimento e desenvolvimento do povoado, tornando-se figura central nas ações e melhorias da comunidade.

Com a experiência adquirida na edificação do povoado e o respeito conquistado junto a comunidade, Urbano de Araújo foi conduzido naturamente ao vida pública. Atendendo ao convite do então prefeito Renato Cedraz, candidatou-se a vereador pelo municipio de Ichu na década de 80, iniciando sua trajetória política, marcada pelo bem comum e pelos interesses da população rural.

Em 1979, casou-se com Maria Matilde Santana de Araújo, com quem contruiu uma união sólida e exemplar. Dessa união nasceram três filhos: Uiliane, Welligton e Wirlanne. Hoje Urbano se orgulha de tambem ser avô de quatro netos: Vinícius, Isadora, Benicio e Vicente.

Homem de valores firmes e de coração generoso, Urbano de Araújo, sempre foi admirado por sua humildade, seu trabalho incansável e sua dedicação a família. Sua história inspira não apenas seus dependentes, mas todos que conhecem sua caminhada de superação e coragem.

Compartilha e divulga:
| Whatsapp

Fala conosco

Jorge Calmon Acesso

Patrocinadores