Centro de parto Normal de Serrinha completou mais um mês em atividade

O Centro de Parto Normal de Serrinha, fica localizado no Hospital Municipal de Serrinha e foi inaugurado no dia 8 de março de 2025. O espaço que conta com 8 leitos modernos, visa oferecer um atendimento seguro, confortável e humanizado para gestantes da região, permitindo que elas deem a luz no próprio municipio sem a necessidade de se deslocar para outras cidades. O projeto contou com investimentos do estado, que aplicou R$ 880 mil em equipamentos e destina R$ 900 mil anuais ao Programa Mãe Bahia, para fortalecer a assistência ao parto e nascimento na cidade.
O espaço homenageia a parteira Idália Teixeira Camilo de Cerqueira, que ajudou mais de 6 mil partos na região.
O Hospital Municipal de Serrinha tambem será referência com a conclusão do Hospital Maternidade Regional do Sisal que terá 255 leitos e outras especialidades.
Em apenas 8 meses foram registrados 271 partos. 143 do sexto masculino e 128 do sexto feminino. No mês de agôsto (50), setembro (47) e outubro (42).
Vale lembrar que um Centro de Parto Normal é uma unidade de saúde especializada em partos normais de baixo risco.
Eles podem ser infra-hospitalares (dentro de um hospital) ou pre-hospitalares (próximo a um hospital), com foco no conforto e autonomia da mulher.
