Atualizado: 19-12-2023 | Tempo de leitura: 3 minutos

BARROCAS: MUNICÍPIO COMEMORA 19 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


Uma vasta programação foi elaborada para comemorar 19 anos de emancipação política de Barrocas. A festa contou com entrega  de obras, eventos religiosos, culturais, esportivos, sociais e de lazer. O roteiro foi elaborado por secretários municipais e equipe. Bastante entusiasmado o prefeito José Jailson Lima Ferreira declarou que mesmo em tempos de crise financeira, não poderia deixar de realizar as homenagens que a cidade merece. O dia amanheceu com alvorada festiva na sede do municipio, as 07h00, foi servido um Café da Manhã para os moradores do povoado de Ipoeira e visitantes. Por volta das 08h00, o chefe do poder executivo entregou uma Quadra Poliesportiva a população.O prefeito com sua comitiva realizou a entrega de uma praça com parque infantil no povoado de Riacho Grande, localizado as margens da BA - 410. No povoado de Lagedinho, acompanhado do vice-prefeito Dida, dos vereadores de Salvador e Candeal, Duda Sanches e Romário do Sindicato respectivamente, além de secretários e lideranças politicas do município, uma praça foi entregue a população. Outro grande presente foi a entrega de uma Quadra de Esportes Coberta, aos moradores do povoado de Santa Rosa. Um bolo foi oferecido ao publico presente pela passagem da data natalícia do municipio. Ainda no ciclo de inaugurações o prefeito percorreu ruas no povoado do Cedro acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Candeal José  Risonaldo Ribeiro da Silva 《Léo de Deja), entregou a terceira praça do lugar. No centro da cidade, Jaí de Barroca como é carinhosamente chamado pelo Barroquense, fez a entrega de uma Quadra Poliesportiva Coberta e, após  a inauguração foi oferecido um almoço ao público presente. Por volta das 18h00, foi realizada uma Missa Solene na Igreja Matriz pela passagem dos 19 anos de emancipação de Barrocas. Na praça São João Batista foi realizado show com Thiago Brado, Descensus e Ministerio de Louvor - Súditos Regis.

              HISTÓRIA 

          O municipio de Barrocas foi criado em primeira oportunidade pela Lei Estadual n° 4.444 de 9 de maio de 1985.Em 15 de novembro do mesmo ano, foi eleito prefeito, o agricultor João Olegário de Queiroz, vice-prefeito Josemir Araújo Lopes. Câmara Municipal eleita ficou assim costituida: Abilio Cardoso de Oliveira; Luis dos Santos Queiroz (Pimba de Ziza); João Batista de Queiroz (Dão Limoeiro); João da Mata Queiroz (Joanizio); José  Nario de Queiroz (Genário); Joseval Ferreira Mota; Justiniano de Jesus Mota (Tinho de Lagoa da Cruz); Miguel Carvalho de Queiroz (Guel); e Moacyr Carvalho de Queiroz. A solenidade de posse foi realizada no dia 1° de Janeiro de 1986, sob a presidência do  Juiz  Emilio Salomão Resedá, que estava substituindo o titular da Comarca de Serrinha. No entanto, perdeu os seus direitos e deveres em 31 de maio de 1988, quando houve a anulação da criação do município, voltando a ser distrito de Serrinha.
          Em segunda oportunidade, o município de Barrocas foi criado pela Lei Estadual n° 7620 de 30 de março de 2000, sendo junto com Luis Eduardo Magalhães, um dos municípios mais jovens do estado da Bahia. No pleito eleitoral do dia 1° de outubro de 2000, foi eleito prefeito o comerciante José Edilson Lima Ferreira (Edilson da Serraria), tendo como vice Joseval Ferreira Mota, que teve de renunciar ao cargo de vereador de Serrinha. Foram eleitos para a Camara Municipal de Barrocas os seguintes vereadores: Abelardo dos Santos Oliveira; Gilberto de Queiróz Brito; Gerson Queiroz Ferreira,; João Luis Damião,; Jailton Avelino de Queiróz; Joaquim João de Oliveira; José Eides Avelino de Queiróz; Justiniano de Jesus Mota e Luis dos Santos Queiróz (Pimba).




Compartilha e divulga:
| Whatsapp

Fala conosco

Jorge Calmon Acesso

Patrocinadores